domingo, 31 de julho de 2016

APRESENTAÇÃO DOS LIVROS

Início de 2012 eu criei um fórum de discussões no site Advfn chamado Análise Técnica - Palex. O objetivo principal era criar um espaço onde pudéssemos compartilhar estudos e estratégias operacionais de análise técnica de ações para proporcionar ao operador (ou trader) um método mais eficiente e eficaz na avaliação e seleção de ativos. Por que tive essa ideia? Ao frequentar chats, blogs e fóruns, pude perceber que a maioria das pessoas busca lucro fácil, busca a dica infalível, os indicadores e sistemas operacionais milagrosos que trarão lucros astronômicos com o mínimo de dedicação e esforço. Eles operam através de previsões (tentam adivinhar o que a ação fará no futuro), de crenças, de palpites de pessoas que eles julgam competentes. Eles “operam” de modo subjetivo (o que eles acham) e têm uma enorme dificuldade de seguir regras, terem disciplina, controle emocional. Operam dominados por sentimentos como medo e ganância! O resultado é que 90% das pessoas perdem dinheiro na bolsa de valores. Os motivos são óbvios! Eu também já fiz parte das pessoas que operam de forma indisciplinada, sem regras, métodos, planos, objetivos. Eu já vivenciei sentimentos de pânico, medo, ganância, dúvida ao operar. Cheguei a perder 80% do meu capital ao fim da crise de 2008, quase fui expulso da bolsa falido. Mas diante de tantos erros cometidos, eu consegui tomar a atitude certa e parei de operar preservando o restante do capital. Eu não culpei ninguém pelo meu fracasso, como a maioria faz, e assumi toda a responsabilidade pelos meus atos. Como sobrou uma parte do capital poderia retornar mais tarde, mas teria que fazer uma verdadeira transformação em mim. Então fui cuidar da parte emocional que estava em frangalhos e também estudar com seriedade e dedicação a Análise Técnica. A parte psicológica é responsável por 80% do sucesso do operador. Podemos ser fera nas análises de ações, mas se não temos controle emocional dificilmente ganharemos dinheiro. Após seis meses estudando e praticando virtualmente os trades voltei a operar de verdade. Prometi ser disciplinado ao extremo pra seguir todas as regras operacionais do setup que eu tinha escolhido operar. Prometi operar de forma totalmente objetiva, ou seja, sem dar espaço à subjetividade e a interferência do emocional! Os resultados positivos começaram a aparecer e passei a encarar os resultados negativos como parte normal do jogo. Claro que vez ou outra cometia pequenas infrações, mas isso faz parte do processo de evolução do trader. O importante é que eu estava readquirindo a confiança pra operar. Confiança é fundamental! Com o passar dos anos fui criando o meu próprio estilo de operar. Esse estilo é só meu, funciona comigo e me sinto confortável operando dessa maneira. Continuo me aperfeiçoando, estudando, reavaliando os métodos e hoje me tornei um trader mais disciplinado, paciente e seguro! Eu busco a simplicidade nas minhas análises gráficas. Se eu consegui vencer na bolsa outras pessoas também podem alcançar o mesmo. No fórum eu tento passar tudo que aprendi desde 2007. Acredito que o conhecimento deve ser transferido para as pessoas. Eu quero que o operador ou trader seja independente, que ele aprenda a pescar o peixe, ou seja, que não fique correndo atrás de dicas, de soluções prontas, que não fique dependente de outra pessoa. O próprio indivíduo deve ser capaz, sozinho, de procurar e selecionar os melhores ativos a serem operados dentro de determinadas situações gráficas. O operador deve usar indicadores, estratégias e ferramentas técnicas que façam sentido para ele, que ele confie, que ele se adapte, e não ficar copiando o que outro trader ou operador faz. Cada pessoa tem seu estilo próprio, seu perfil operacional, então deve utilizar ferramentas adequadas a esse perfil. Assim, criamos no fórum um ambiente que reúne diariamente dezenas de pessoas dispostas a compartilhar estudos, estratégias, setups, ensinamentos etc. Como recebia muitos pedidos de orientações, dicas de livros e de cursos, através do fórum e também por e-mail, e como não existia um material completo que reunisse todos os assuntos necessários pra se operar com eficiência, estava tudo meio pulverizado no mercado e isso dificultava a seleção de conteúdo por parte das pessoas, eu resolvi escrever um livro pra facilitar esse aprendizado. Foram dois anos de muita dedicação que resultou no material que ficou muito maior do que eu imaginava no início. Assim, resolvi dividi-lo em dois livros: “Fundamentos de Análise Técnica de Ações” e “Estratégias Operacionais de Análise Técnica de Ações”. No primeiro eu introduzo as bases fundamentais da Análise Técnica, onde desenvolvo assuntos como gráficos, linhas de tendência, Teoria de Dow, preços, volume, GAPs, estopes, pivots, figuras gráficas, indicadores técnicos, Fibonacci, Elliot, ciclos, plano de trade, sistemas operacionais. A perfeita compreensão desse livro é fundamental para o entendimento do segundo livro onde abordo os setups e estratégias operacionais nos prazos de position, swing-trade e day trade, operações de venda, estratégias para seleção de ativos, integração das ferramentas de Análise Técnica, procedimentos operacionais da BM&FBovespa, índices de mercado, bolsas mundiais, escolha da corretora, home broker, aluguel de ações, software gráfico, gerenciamento de capital e controle de risco, tributação das operações, declaração anual de IR, escrituração e planejamento, psicologia do trader, filosofia operacional dos top traders, sites e blogs recomendados. Eu fiz os livros pensando em atender aquela pessoa que não tem nenhuma noção de Análise Técnica ou bolsa de valores e também aqueles que possuem um nível mais avançado. Fui desenvolvendo os assuntos tendo o cuidado de não tornar difícil o aprendizado da pessoa leiga e também não tornar desinteressante aqueles que possuem um maior entendimento. Utilizei muitos esquemas e gráficos pra facilitar a leitura e a compreensão. Recomendo a leitura com calma, muita atenção aos detalhes e que só avance os capítulos se realmente tiver compreendido o assunto prévio. Ao longo de vários anos participando de fóruns de discussões muitas pessoas sumiram, muitos faliram, muitos continuam operando por achismo e por impulso, mesmo com os alertas diários que colocamos pra procurarem métodos mais objetivos de operação. O interessante é que aqueles que seguiram o passo-a-passo que recomendamos (muito estudo, dedicação, trabalho, testes, paciência, disciplina) em pouco tempo começavam a mostrar uma impressionante evolução em suas análises gráficas e nas operações reais. Eu fico extremamente feliz quando percebo que nosso fórum foi capaz de contribuir com o aprendizado e evolução desse pessoal. A ideia do livro é a mesma, mas ele sozinho não tem poder de modificar nada, só você tem o poder de transformar a si mesmo. Se você tá iniciando na bolsa de valores e não tem ainda os vícios que levam a maioria ao fracasso, tem nas mãos um excelente material com recomendações e assuntos bem variados, que se seguidos com disciplina e rigor o levará a operar corretamente. Se você é um operador estressado, desanimado, descrente do seu futuro na bolsa, tem a chance de dar a volta por cima e recomeçar de maneira eficiente. Gostaria de agradecer a minha mãe Maria Helena e ao meu filho Daniel pela força e estímulo nas horas difíceis e também por compreenderem os inúmeros momentos que abdiquei das suas companhias durante esses dois anos de realização dessa obra. Agradecimento especial a todos os amigos e foristas do Advfn que desde o início se mostraram receptivos a esse trabalho e sempre me encorajaram com palavras de estímulo. Esse livro foi feito pensando em vocês. Queria desde já pedir desculpas por eventuais erros. Diariamente tive que dividir meu tempo entre a realização dos meus trades, a administração do fórum e a confecção do livro, então, erros certamente surgirão. Peço que me enviem um e-mail para correção dos mesmos e também para sugestões e críticas. Eu venci e hoje vivo exclusivamente das minhas operações, pois resolvi lutar contra tudo que fazia de errado. Lutei também contra muitas pessoas que têm uma ideia equivocada da bolsa de valores. Poucos realmente te dão apoio nessa empreitada. Tá na hora de mudarmos essa visão ultrapassada que a bolsa tem no Brasil. Sempre acreditei no meu trabalho e segui exatamente as orientações que coloquei no livro. Tá tudo aí. Não pense que foi fácil. Nessa vida de operador de bolsa nada vem fácil. Corte logo essa ideia de ficar rico sem esforço. Trabalho árduo é necessário nessa empreitada. Não opere apenas pelo dinheiro, opere com o objetivo de realizar o trade de maneira correta, eficiente, com planejamento prévio. Isso é o mais importante! Não opere por operar, opere com amor, opere pra ganhar! O prêmio virá como recompensa de sua dedicação. Operar é minha vida! Um abraço a todos e boa leitura. Alexandre Fernandes (Palex) “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” (Chico Xavier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário