sábado, 7 de junho de 2014

ANÁLISE TÉCNICA 

Definição
    • Conjunto de métodos e ferramentas que busca, por meio da observação do comportamento passado do mercado, identificar tendências para o futuro.
    • Análise dos padrões que se repetem através do tempo.
    • Análise do melhor momento (timing) para se iniciar ou encerrar uma operação de compra ou venda de um ativo financeiro; ou mesmo, quando ficar de fora do mercado.
- Com a análise técnica não teremos certeza absoluta do que irá ocorrer, isso NUNCA conseguiremos! Ela apenas nos mostra uma perspectiva do que pode ocorrer. Através dela podemos ter nossas probabilidades de sucessos nos trades aumentadas. Lidamos com EXPECTATIVAS e não com certezas absolutas. Nunca se esqueça disso! A AT não prevê o futuro!
- A análise técnica não leva em consideração fatores externos, tais como, notícias, balanços da empresa, índices fundamentalistas etc. Quanto mais isolado dos acontecimentos o analista técnico estiver, melhor será para ele tomar suas decisões com base apenas nos gráficos.

Conceitos úteis
  • A análise técnica é em parte CIÊNCIA e em parte ARTE – sob alguns aspectos, OBJETIVA, e sob outros, SUBJETIVA. Baseia-se em métodos computadorizados, mas monitora a PSICOLOGIA DA MULTIDÃO, que nunca é completamente objetiva.
  • Selecione FERRAMENTAS e TÉCNICAS analíticas que FAÇAM SENTIDO para você. Devemos TESTAR os métodos de que gostamos e ADAPTÁ-LOS à nossa realidade. Devemos adquirir experiência e criar nossos próprios métodos. Um método que funciona com um trader nem sempre vai funcionar com você!
  • Ao tomarmos nossas decisões sobre operações no lado direito do gráfico, lidamos com PROBABILIDADES, não com certezas absolutas!


















Fonte: Livro "FUNDAMENTOS DE ANÁLISE TÉCNICA DE AÇÕES" -  Palex - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário